Você já tentou conhecer uma cidade pelo jeito que quem nasceu nela vive o dia a dia? Em Salvador, essa é a única forma que faz sentido. Peça a um soteropolitano pra descrever a cidade em poucas palavras e ele vai dizer algo como peculiar, receptiva, ensolarada e animada. E você vai entender cada uma dessas palavras antes mesmo de desfazer a mala.
A primeira lição é sobre o relógio. Salvador não corre no ritmo de São Paulo, e não tem a menor intenção de correr. O atendimento é mais demorado, a conversa se estica, o garçom para pra trocar uma ideia com a mesa ao lado. Quem chega com pressa de capital grande se irrita; quem desacelera descobre que esse tempo é parte do que torna a cidade tão gostosa. Ninguém ali está atrasado. Todo mundo está no tempo da Bahia.
E não existe lugar melhor pra entrar nesse ritmo do que o Santo Antônio Além do Carmo. Pergunte qual bairro tem mais cara de Salvador e é bem provável que você ouça esse nome. Ele fica colado no Pelourinho, mas tem outra energia: casinhas coloridas com jeito de cidade do interior, portas abertas, vizinhos conversando na calçada e, ao mesmo tempo, bares, restaurantes pra todos os gostos e uma noite que esquenta sem pedir licença. É um bairro que junta a festa e o sossego, e talvez por isso resuma tão bem a cidade.

Boa parte do que se vive em Salvador passa pela boca, e o primeiro encontro costuma ser com o acarajé. O bolinho de feijão-fradinho frito no dendê, recheado de vatapá, caruru e camarão, é muito mais do que comida de rua. O ofício das baianas de acarajé é patrimônio cultural do Brasil, e cada tabuleiro carrega uma tradição passada de geração em geração por mulheres negras. As baianas mais famosas da cidade são a Cira e a Dinha, as duas no Rio Vermelho, e quem é de lá tem um critério infalível pra saber se uma baiana é boa: a fila. Se tem gente esperando, pode entrar nela sem medo.
O segredo que pouca gente de fora conhece é o abará. Feito com a mesma massa do acarajé, ele é cozido no vapor, embrulhado na folha de bananeira, em vez de ir pro óleo. Fica macio, úmido, com o dendê mais presente, e tem muito soteropolitano que prefere ele ao acarajé. Enquanto todo mundo na fila pede a mesma coisa, pede um de cada e decide você mesmo qual fica com o seu coração.
Pra almoçar como local num dia de semana, o caminho é a orla da Ribeira, na Cidade Baixa, longe do circuito dos hotéis. Ali o ritmo é de bairro, com a Baía de Todos-os-Santos do lado, e a Cabana da Lenita serve comida baiana caprichada a preço justo, inclusive uma moqueca que dá vontade de pedir de novo. E já que a conversa chegou na moqueca, o Donana é outro endereço que quem mora em Salvador indica de olhos fechados: nasceu da cozinha de dona Ana, a Donana, no fim dos anos 1980, e virou referência pela moqueca de camarão.
Pra levar um pedaço da Bahia na mala, o Mercado Modelo, aos pés do Elevador Lacerda e pertinho do Pelourinho, é o caminho mais tranquilo. Tem artesanato, tempero, fitinha do Bonfim e comida, um pouco de tudo, e funciona como uma boa porta de entrada antes de se aventurar pelas feiras maiores da cidade.

Na praia, Salvador não faz separação entre morador e turista. O Porto da Barra é a praia da cidade inteira: mar calmo, água clara, gente de todo canto dividindo a mesma faixa de areia e vendedor passando com queijo coalho. Se quiser variar, a Praia da Boa Viagem, na Cidade Baixa, é outra que vale muito a pena. O domingo mais soteropolitano que existe é justamente esse: praia durante o dia e, quando o sol começa a baixar, uma cerveja gelada no Rio Vermelho, o bairro boêmio que já foi casa de Jorge Amado e que à noite se enche de bares, música e cheiro de dendê.

Mas quem quer conhecer o bar de bairro de verdade sobe pra Saúde, no Centro Antigo. O bairro é cheio de bares de rua com música ao vivo, mesa na calçada e aquele clima de quem se conhece há anos. O mais famoso é o Bar do Léo, conhecido pelo chope de vinho, uma dessas invenções que só fazem sentido depois do primeiro gole.
E samba, em Salvador, é coisa séria. A Bahia guarda o samba de roda do Recôncavo, patrimônio da humanidade, e essa herança africana pulsa nas rodas espalhadas pela cidade. No Rio Vermelho, o Tonha Preta é parada certa. No Pelourinho, às quartas-feiras, o Clube do Samba recebe um samba mais alternativo, numa portinha que quase passa despercebida. Logo ao lado fica o Cravinho, bar tradicional onde ninguém deveria ir embora sem provar a cachaça curtida no cravo que dá nome à casa.

Pra fechar o dia, Salvador oferece um presente raro no litoral brasileiro: o sol se põe no mar, por causa da baía virada pro oeste. O Farol da Barra e o Cristo são clássicos e lotam por um motivo. Mas quem é de lá vai te mandar pro MAM, o Museu de Arte Moderna da Bahia, que ocupa o Solar do Unhão, um casarão colonial na beira d’água. Ver o céu mudar de cor dali, com a Baía de Todos-os-Santos inteira na frente, é daquelas cenas que ficam.

Salvador é uma das cidades com maior população negra fora da África, e essa presença está em todo lugar, muito além do Pelourinho. Pra senti-la de perto, vai até a Liberdade e o Curuzu, um dos bairros mais negros da cidade. É lá que fica a sede do Ilê Aiyê, o primeiro bloco afro do Brasil, fundado em 1974, que transformou o Carnaval num ato de orgulho e afirmação da negritude. Caminhar por ali é entender que essa cultura não é fantasia de festa: é história, resistência e vida de todo dia.
Terreiros de candomblé, blocos afro e rodas de capoeira podem ser conhecidos por quem visita, desde que com respeito, e respeito ali tem um significado bem concreto. Essa cultura não existe pra ser espetáculo nem foto de rede social; no caso dos terreiros, é religião. Entra com calma, sem brincadeira fora de hora, espera ser recebido em vez de ir na frente e entende que existem coisas que você pode ver e saber, e outras que não são pra você. Quem chega com essa postura costuma ser acolhido de um jeito que não esquece.
Pergunte a quem é de Salvador o que mais emociona na cidade e a resposta vem rápida: o Carnaval. Pra muitos, é o retrato mais fiel do que Salvador é, feito de rua, música, corpo e encontro. Mas a cidade não vive só de fevereiro. Salvador é verão, e a melhor época pra ir vai de novembro a fevereiro, quando o sol aparece firme e a agenda enche. Dezembro abre a temporada dos grandes eventos, muitos deles gratuitos, e o começo do ano traz as festas de largo, o calendário afetivo da cidade. Na Lavagem do Bonfim, em janeiro, baianas vestidas de branco lavam as escadarias da igreja com água de cheiro. Em 2 de fevereiro, o Rio Vermelho se enche de flores e presentes pra Iemanjá, a rainha do mar. São festas de um dia só, mas quem marca a viagem pro começo de fevereiro junta Iemanjá com o melhor do verão.

De junho a agosto o tempo fica instável e chove bastante, e como Salvador é uma cidade pra ser vivida ao ar livre e na praia, vale guardar esses meses pra outro destino. O São João, aliás, tem mais força no interior da Bahia do que na capital.
Pra se mover, a dica de quem mora lá é andar a pé sempre que der, principalmente na Barra e no Rio Vermelho, que parecem ter sido feitos pra isso. Na Barra, uma caminhada pela orla liga o Porto, o Cristo e o Farol sem pressa nenhuma. No Rio Vermelho, dá pra começar na Praia do Buracão, passar pelo Largo de Santana e pelo Largo da Mariquita, onde ficam as baianas mais disputadas, e, se a energia aguentar, terminar a noite num samba no Tonha Preta.

A escolha do bairro pra se hospedar depende do bolso. A Barra é a opção mais cara, com a orla e o farol na porta. O Rio Vermelho fica no meio do caminho e é, pra muita gente, a escolha mais interessante, porque você sai da hospedagem e já está no bairro mais animado da cidade. Pra quem quer economizar, o Centro é mais em conta e fica perto dos dois. Seja onde for, os cuidados são os de qualquer capital: celular guardado em vez de na mão, poucos pertences à vista e um pouco mais de atenção nas festas de largo, quando a cidade lota. Uma pochete ou o bolso da frente resolvem, e rodar pelos pontos turísticos é tranquilo.
Com três dias, dá pra viver Salvador do jeito que um amigo de lá te mostraria. O primeiro é do Porto da Barra: praia de manhã, subida ao Cristo pra ver o mar de cima e, à noite, Rio Vermelho, com acarajé, abará e cerveja. No segundo, você mergulha no Centro Histórico e na Cidade Baixa. Começa pelo Pelourinho, desce pelo Elevador Lacerda, passeia pelo Mercado Modelo e segue pra Igreja do Bonfim, com direito a amarrar a fitinha no gradil. Dali, vai pra orla da Ribeira, toma um sorvete na Sorveteria da Ribeira, uma das mais tradicionais da cidade, e caminha até a Ponta de Humaitá antes de voltar pro MAM a tempo do pôr do sol. O terceiro dia é dos bairros com alma: o Rio Vermelho com a luz do dia, o Largo da Saúde e seus bares, e o fim de tarde no Santo Antônio Além do Carmo. Se a viagem cair numa quarta, guarda a noite pro Clube do Samba.
E se só sobrar espaço na memória pra quatro coisas, que sejam estas: comer um bom abará, comer uma boa moqueca, cair num samba e tomar o cravinho no Pelourinho. Quem fez isso esteve em Salvador de verdade.
Quem nasceu e cresceu lá resume a cidade numa frase só: Salvador é irresistivelmente convidativa. E é mesmo. O convite está feito. O mundo sempre foi nosso, e Salvador é um dos lugares onde a gente sente isso na pele.
